:: Farmabrasilis Português Inglês Principal | Mapa do Site | Adicione aos Favoritos | Indique o site | Contato
Pesquise no site
Perfil



Benvindos à Farmabrasilis !


A Farmabrasilis é uma organização não-governamental sem finalidades lucrativas e uma rede internacional de pesquisas devotada à missão de desenvolver medicamentos e tecnologias que possam também ser utilizadas em benefício de populações socialmente excluídas e afetadas pelas denominadas doenças negligenciadas.


Desde 1987,a Farmabrasilis congrega cientistas brasileiros e de outros países empenhados no desenvolvimento de medicamentos inovadores contra doenças infecciosas e câncer.


Para conseguir ser bem sucedida no desenvolvimento de novos fármacos que possam ser utilizados no combate às enfermidades que atingem de maneira devastadora as populações mais carentes em termos de renda, que também são as mais penalizadas pelas denominadas doenças negligenciadas, a Farmabrasilis está organizada e opera segundo os mais atuais e inovadores conceitos organizacionais e de pesquisa, incluindo a utilização pioneira no Brasil do  modelo de fonte aberta--open source model para pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos.  


No exterior, encontram-se modelos organizacionais que são similares aos da Farmabrasilis, adotados por organizações não-governamentais e redes de pesquisa para possibilitar alternativas para o desenvolvimento de novos medicamentos, sem a necessidade de manutenção das onerosas estruturas administrativas e de apoio, usualmente utilizadas pelas grandes indústrias farmacêuticas.


Entre os modelos organizacionais mais utilizados no exterior, por organizações de desenvolvimento de novos medicamentos não pertencentes à indústria farmacêutica tradicional, encontram-se o modelo de fonte aberta --open source model e o modelo de redes virtuais de pesquisa--virtual research network.


No denominado modelo de fonte aberta--open source model, os medicamentos e novas tecnologias criados pelas organizações que utilizam este paradigma, são disponibilizados em favor da sociedade sem o pagamento de direitos de utilização ou royalties.


No denominado modelo de redes virtuais de pesquisa-- virtual research network, bastante utilizado no exterior por organizações voltadas para o desenvolvimento de medicamentos para as denominadas doenças negligenciadas, tais como a  TB Alliance estas organizações atuam como instâncias coordenadoras, reunindo e direcionando os esforços de membros individuais, centros de pesquisa e outras instituições, possuidores de capacidade de pesquisa e dotadas de equipamentos e meios auxiliares. 


A Farmabrasilis utiliza os dois modelos citados, coordenando uma rede virtual de pesquisa -- virtual research network desde 1987 e exercitando uma política de licenciamento de produtos típica dos modelos de fonte aberta --open source model, já que nossos medicamentos e tecnologias podem ser licenciados sem o pagamento de royalties, quando julgado necessário, para que possam ser utilizados por populações que de outra maneira não poderiam ter acesso aos mesmos.



Entre outras vantagens, estes modelos de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, ao prescindir em grande parte das estruturas das grandes empresas farmacêuticas, conseguem criar novos produtos a uma fração dos custos que seriam dispendidos ou mobilizados pelas empresas farmacêuticas tradicionais, para atingir resultados similares.


Isto possibilita que as organizações de pesquisa, que utilizam estes inovadores modelos e filosofia de atuação, entre as quais se inclui a Farmabrasilis, possam se dedicar ao desenvolvimento de medicamentos e tecnologias que seriam pouco atrativos para as grandes empresas farmacêuticas, por serem destinados ao tratamento de doenças que afetam populações com pouca ou nenhuma capacidade de adquiri-los.


No Brasil, uma iniciativa apoiada pela Fapesp reabre a discussão pública sobre a necessidade de criar condições para o lançamento de parcerias com base nos princípios do modelo open source, buscando unir os esforços de agencias de fomento, universidades e industrias para gerar conhecimentos científicos básicos que permitam acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos.


Essas iniciativas comprovam que o modelo aberto de criação e distribuição de medicamentos, construido e colocado em prática no Brasil há mais de uma década pela Farmabrasilis,é uma proposta científica, econômica e socialmente viável. 


 

A Farmabrasilis, através de suas pesquisas e de seus colaboradores, participa ativamente do movimento mundial de busca de novos medicamentos contra doenças negligenciadas e convida instituições, indivíduos e grupos interessados para somar esforços e formar alianças que efetivamente possam contribuir para melhorar as condições de saúde das populações excluídas. 



 

JUNTE-SE AO ESFORÇO MUNDIAL DE PESQUISA  E DESENVOLVIMENTO DE MEDICAMENTOS CONTRA DOENÇAS NEGLIGENCIADAS !


Lógica Digital
Política de Privacidade  |  Termo de Uso  |  copyright @2006 - farmabrasilis - todos os direitos reservados