:: Farmabrasilis Português Inglês Principal | Mapa do Site | Adicione aos Favoritos | Indique o site | Contato
Pesquise no site
Organizações e grupos de apoio



Alianças e parcerias com a sociedade civil

 

No modelo de atuação adotado pela Farmabrasilis a formação de parcerias com organizações e pessoas da sociedade civil é essencial, criando canais de comunicação fluidos e informais que propiciem um diálogo efetivo entre ciência e sociedade.

 

Essa interação capta as demandas concretas da sociedade e as converte em produtos e tecnologias ajustados as suas necessidades específicas. Ao mesmo tempo, estimula cientistas e produtores de tecnologia a ampliarem para além do mundo acadêmico os horizontes de utilidade social de seu trabalho.

 

Esse modelo de trabalho que prioriza os vínculos sociais orienta não só a criação de medicamentos e tecnologias na área da saúde, que constitui a atividade principal da Farmabrasilis, mas também estimula parcerias com outros movimentos sociais como a proteção ao meio ambiente, causa que nos interessa particularmente, já que a biodiversidade é uma das nossas fontes para pesquisa e obtenção de novos fármacos.

 

Fármacos e biodiversidade

 

A valorização da biodiversidade como fonte de pesquisas demonstrou ser uma proveitosa escolha, fundamentando as duas linhas principais de pesquisa de medicamentos da Farmabrasilis:

 

O P-MAPA que é obtido através de fermentação de um fungo (Aspergillus oryzae), proveniente do Japão, que é largamente utilizado no oriente na indústria alimentícia, e a Violaceína, substância extraída de uma bactéria patogênica (C.Violaceum) encontrada no Chile, Europa e nos Estados Unidos .

 

Os resultados obtidos pela Farmabrasilis indicam que organizações e atividades de pesquisa de fármacos obtidos da biodiversidade devem buscar aliar-se aos movimentos pela preservação ambiental, já que compartilham do mesmo interesse pela manutenção da integridade dos ecossistemas do planeta. Compartilhando desta visão, a Farmabrasilis apoia e alia-se na medida do possível, aos movimentos em defesa do meio ambiente nacionais e internacionais.

 

As chances de sucesso dessa aliança aumentam à medida que as populações locais possam ser aproximadas de atividades científicas e também usufruir dos benefícios das atividades e tecnologias que conciliem pesquisa cientifica e preservação ambiental.

 

 

Para concretizar essa visão, a Farmabrasilis mantém trabalhos de campo na Serra da Mantiqueira, em uma localização situada nos limites da área ocupada pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, e através de parcerias com a sociedade civil e suas organizações, está envolvida em projetos em educação ambiental e outras atividades, que possam contribuir para aumentar o grau de inserção social de comunidades carentes.

 

 

Farmabrasilis : Projetos específicos

 

* Construção de laboratório de pesquisa e instalações destinadas a trabalhos de campo e atividades de ensino,

 

* Ações em defesa do meio ambiente

 

Farmabrasilis : Projetos em parceria

 

A Farmabrasilis atua através de alianças com entidades ambientalistas no Vale do Paraíba nas seguintes atividades:

 

 

 *Projetos de cooperação com comunidades da zona rural, para aumento de renda e inserção social de integrantes destas comunidades,

 

* Criação e implantação de projeto-piloto -- Ensino fundamental e práticas de conservação e manejo do meio ambiente para crianças da zona rural,

 

* Levantamento e preservação de tradições do Vale do Paraíba ligadas à utilização de medicamentos fitoterápicos,

 

Reflorestamento de áreas degradadas utilizando espécies nativas da Mata Atlântica.

 spgeralreflorestamento1

Demarcação e implantação de reservas particulares de proteção a biodiversidade.

 spgeralreservasdebiodiversidade

Estamos implantando duas reservas particulares de preservação da biodiversidade no Vale do Paraíba.

 

* Apoios recebidos em projetos  científicos - Colégio Domus 

domus logo

Recebemos apoio financeiro e material do Colégio Domus de Pindamonhangaba-SP para realizarmos  pesquisas com novos fármacos.

 

 


Lógica Digital
Política de Privacidade  |  Termo de Uso  |  copyright @2006 - farmabrasilis - todos os direitos reservados