:: Farmabrasilis Português Inglês Principal | Mapa do Site | Adicione aos Favoritos | Indique o site | Contato
Pesquise no site

UM NOVO MODELO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO



Um novo modelo de pesquisa e desenvolvimento

 

A criação de um ambiente de desenvolvimento de produtos farmacêuticos único

 

A descoberta e desenvolvimento de medicamentos é um empreendimento de alto risco e de longo prazo de maturação que exige a participação de muitos grupos e instituições de pesquisa para ser bem sucedido.

 

Este processo pode ser auxiliado ou facilitado, pela eventual existência de um ambiente social e econômico que seja estimulador da criação de produtos de base tecnológica, retribuindo a novidade ou utilidade criada.

Nos países desenvolvidos a indústria farmacêutica representa um dos mais importantes, se não o principal tipo de organização responsável pela mobilização dos recursos científicos, materiais e humanos para serem utilizados em projetos de longo prazo de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos.

 

Neste tipo de modelo social, moléculas e princípios ativos desenvolvidos na própria indústria ou adquiridos de terceiros, ao final de um longo processo de desenvolvimento são transformados em medicamentos e disponibilizados para o consumo através dos mecanismos de mercado.

 

Estes agentes empreendedores e os mecanismos de incentivo à inovação ligados ao ambiente econômico com frequência estão ausentes nos países em desenvolvimento, pois o setor farmacêutico destes países habitualmente está mais voltado para a importação de medicamentos ou pela produção de cópias de medicamentos produzidos em países desenvolvidos.

Os recursos humanos e materiais que possibilitariam a criação de medicamentos existem nas universidades e centros de pesquisa dos países em desenvolvimento, apresentando-se no entanto de forma dispersa e com raras exceções não se articulam ou se engajam em projetos multidisciplinares e de longa duração, como a pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos exige.

 

Para transpor esta lacuna e conseguir evoluir em seus projetos a Farmabrasilis empenhou-se em construir um ambiente de pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos pioneiro e único na América do Sul.

 

Este ambiente foi criado e se mantém através da interação e trabalho conjunto de pesquisadores e cientistas com organizações e voluntários da sociedade civil que foram reunidos pela Farmabrasilis em torno de projetos de longo prazo, destinados ao desenvolvimento de medicamentos para beneficio de populações excluidas.

 

Uma organização sem finalidades lucrativas reunindo pesquisadores de universidades brasileiras e chilenas e membros da sociedade civil foi o ponto de partida para a construção e articulação da rede internacional de pesquisas da Farmabrasilis que hoje soma competências e recursos para viabilizar as etapas necessárias à criação de medicamentos, da pesquisa básica aos ensaios clínicos.

 

O objetivo inicial de nossa organização se mantém inalterado desde então, bem como nossa estratégia de desenvolvimento de produtos, que se baseia em princípios bastante simples :

- Nossa organização e colaboradores identificam os mais promissores princípios ativos e moléculas que possam servir como pontos de partida para desenvolvimento de novos medicamentos.

 

- A partir desta seleção, por meio do trabalho voluntário de dedicados cientistas e colaboradores, interligados através de nossa rede de pesquisas, desencadeiam-se inúmeros testes e atividades envolvendo os princípios ativos e moléculas selecionados, até que cumpridas todas as etapas de pesquisa, estes possam ser considerados como medicamentos em potencial.

 

- Na fase final de desenvolvimento de produtos, adicionalmente buscamos parcerias com empresas, organizações não-lucrativas e todos os tipos de instituições interessadas em promover o desenvolvimento humano e social, principalmente em benefício de populações excluídas para vencer os estágios de pesquisas clinicas, licenciamento de tecnologias e fabricação e distribuição destes novos medicamentos que poderão ter um impacto significativo na saúde das populações beneficiadas.

 

Direcionando seus esforços de pesquisa com base nestes princípios a Farmabrasilis movimentando-se através de parcerias estratégicas com empresas, organizações sem finalidades lucrativas, hospitais, universidades, agencias governamentais, centros de pesquisa, pesquisadores e pessoas de todas as formações e talentos, conseguiu encontrar e manter unidos ao longo de 17 anos de trabalho, os elementos necessários para o sucesso de seus projetos de pesquisa.

 

Os resultados estão sendo agora dados a público na forma de um leque de medicamentos e tecnologias:

O P-MAPA, um medicamento imunomodulador de última geração, a Violaceína e seus derivados, destinados ao tratamento de doenças infecciosas, patologias virais e no tratamento de câncer.

Nosso ambiente de desenvolvimento de produto e as estratégias de criação e disseminação de tecnologias com aplicação na área médica em favor de populações excluidas é uma iniciativa pioneira que pode servir de modelo para outras organizações que se disponham a buscar soluções para problemas que penalizam estas populações.

 

Nossa rede de pesquisas mantém-se ainda permanentemente aberta para receber e auxiliar outros pesquisadores que possuam desenvolvimentos e trabalhos na área de saúde à transpor a lacuna entre a descoberta científica e sua transformação final em medicamentos e produtos, através de parcerias e projetos em conjunto.

 

Participação em outras redes de pesquisa


A Farmabrasilis também participa através de nossos pesquisadores e suas equipes em outras redes de pesquisa, para estabelecer novas alianças e ampliar as possibilidades de criação e desenvolvimento de novos produtos e aplicações:

Rede Nacional de Nanobiotecnologia

Rede Nanocosmético

Todos os Conteúdos Todos os Conteúdos

Lógica Digital
Política de Privacidade  |  Termo de Uso  |  copyright @2006 - farmabrasilis - todos os direitos reservados